sábado, 22 de setembro de 2012

Bondes



Bondes from LCDias

Antecedentes
Em 1856, dois empresários brasileiros obtiveram uma concessão para o transporte coletivo por bondes de tração animal, no percurso do Centro da cidade do Rio de Janeiro até ao arrabalde da Gávea, passando pelos subúrbios de Glória, Catete, Botafogo e Jardim Botânico. Na região localizavam-se antigas fazendas, cujas terras à época estavam sendo divididas em chácaras, que se constituiam em moradias ou casas de veraneio dos mais abastados. Começavam também a surgir armazéns, geralmente pertencentes a imigrantes portugueses, e moradias de pessoas mais humildes, que viviam do trabalho para essas famílias. A empresa concessionária do serviço de transporte público naquela região teria três estações, duas nas extremidades e uma central, na altura do Jardim Botânico. O empreendimento entretanto, não era simples e demandava capitais que os empresários brasileiros não dispunham.
Em 1862 a concessão foi adquirida por Irineu Evangelista de Sousa, então presidente da Companhia de Carris de Ferro da Cidade à Boa-Vista na Tijuca, que organizou, para esta nova exploração, a Companhia do Caminho de Carris de Ferro do Jardim Botânico (18 de novembro de 1862) para a exploração da ligação entre aquele então arrabalde e o Centro da cidade.
A empresa foi operadora da primeira linha latino-americana de bondes elétricos, inaugurada em outubro de 1892 e fazendo o trajeto Largo da Carioca - Largo do Machado. Nesta nova etapa, as dificuldades enfrentadas pela Companhia da Tijuca, e que culminariam na sua falência em 1866, desencorajaram os investidores.
A origem da palabra "bonde"
Em meados de 1872 surge a palavra bonde, originada pelo fato que naquela
época as passagens custavam 200 réis, e não existiam moedas de prata
cunhadas deste valor em circulação. Diante disso, a empresa emitiu
pequenos cupons ou bilhetes em grupo de cinco, pelo preço de um mil
réis, devido à grande quantidade de cédulas deste valor em circulação.
Os bilhetes, ricamente ilustrados impressos nos EUA, eram conhecidos
como “Bonds”, (bônus, ação). A própria empresa denominava bond tais
cupons, por entender que representava o compromisso assumido de, em
troca, transportar o portador em de seus veículos. Com o tempo o povo
passou a denominar no próprio sistema carril de ferro urbano como bond,
designação que mais tarde se consagrou com o neologismo “bonde”.

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